O velho novo Jeans

O velho brim tingido de índigo, ou jeans, nunca sairá das prateleiras. Nem precisa ser profeta para anunciar isto, mas, sim, qualquer pessoa que enxerga o desenrolar da moda, e não apenas quem lê revistas ou simplesmente compra o que está em evidência nas vitrines.

Entra ano, sai ano, e o velho azul intenso sobe e desce passarelas, bomba, independente da estação. No recente Fashion Rio foi a grande vedete da questão. E não será diferente no balanço da SPFW, que borbulha estes dias.

Semana passada, um dos experts em produtos químicos para lavanderia, Wesley Paixão, professor da Universidade de Belas Artes de SP, declarou em Fortaleza, numa convenção de uma das maiores empresas de índigo do Brasil, from Ceará, que o mercado ôestá pra lá de intenso®. E bote ebulição. Ele mesmo, conhecedor do assunto e convidado para diversas palestras, diz que não consegue acompanhar as novidades aplicadas ao jeans.

O fato é que o item passou a ser uma peça de luxo, usada e abusada por grandes grifes, primeiras e segundas marcas dos grandes grupos internacionais. E invade tudo mesmo. Até a toda-poderosa Louis Vuitton lança bolsas em índigo. No novo piso do Iguatemi de SP, lojas vendem calças por R$ 1,5 mil. E a high-society, ao lado dos emergentes e modistas, compra mesmo.

Embora muitos destes que pagam caro não saibam o porquê deste valor – e mesmo assim compram para ôestarem na moda®, vale esclarecer que este novo conceito de jeans é ôo primeiro filho de uma família®; um ser mais que querido.

Os processos de beneficiamento e acabamento nas lavanderias, explica Alexandre Dall ́olio, empresário do métier, são manuais e caprichados: ôInvestimos em pesquisas para acompanhar a moda; novas técnicas vão surgindo para conferir novos detalhes ao jeans. Não há mais distância entre o que acontece no mercado internacional e aqui. Daí, temos uma equipe de consultoria em pesquisa para estarmos sempre atualizados®. Segundo ele, mais de 50 novas lavagens surgem a cada ano. Por estas e outras, o democrático jeans nunca sairá de moda: é a peça mais mutável já criada pelo homem para vestir.

Wesley Paixão

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